domingo, 24 de agosto de 2008

não ao photoshop, sim a fotografia




O texto postado no blog do Atelier Integrado levantou uma polêmica que já passou pela minha cabeça e por tantas outras várias vezes e por isso acho legal comentar a respeito.

O photoshop, editor de imagem capaz de transformar e corrigir qualquer foto tira o mérito do bom fotógrafo. A fotografia boa não precisa de qualquer ajuste posterior em relação a contraste, cor, brilho e todas as ferramentas que o Adobe Photoshop nos proporciona.

"A FOTOGRAFIA É O FIEL REGISTRO DE UMA SITUAÇÃO, TEM A CAPACIDADE DE ETERNIZAR UMA PESSOA E UM MOMENTO", no entanto o photoshop é a modificação do original.

A maioria dos fotógrafos não dispensa o uso do photoshop tanto para correções nas fotos quanto para montagens e aos poucos esse editor de imagem tem se tornado conhecido por todas as pessoas que possuem algum acesso ao computador.

Como tudo no mundo está deixando de ser menos manual e mais informatizado/industrializado com a fotografia não seria diferente. Todo o conhecimento e os processos artesanais para revelação vêm sendo trocados por photoshop e impressoras.

Mesmo eu achando realmente que fotografia boa não precisa de nenhum ajuste em qualquer editor de imagens, deixo esse trabalho para os bons e tenho como programinha favorito meu inseparável amigo de todas as horas, o photoshop.


Abaixo estão algumas mágicas, muito sutis até, que o mouse e ferramentas no PS podem fazer:



Nenhum comentário: