TIPOGRAFIA é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente.Na maioria dos casos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação. No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página. Todos esses fatores são combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado.
Fonte: Wikipedia
O primeiro trabalho da aula de informática foi usar apenas elementos tipográficos para representar uma arquitetura presente no nosso cotidiano e sem usar nenhuma imagem e nenhum texto representá-la usando como ferramenta de trabaho apenas o Word.
Eu particulamente decidi representar o Edifício Niemeyer, localizado próximo à Praça da Liberdade perto do local onde moro. O prédio que possui 12 andares foi construído pelo arquiteto Oscar Niemeyer e suas curvas remetem às montanhas de Minas Gerais.
Apesar de não ser muito visível, tentei através de uma foto desenhar o prédio preenchendo-o com letras.
Aproveitando o assunto sobre arquitetura e tipografia, o artista Julius Popp uniu as duas coisas e criou o Bit.fall, uma máquina que lança cascatas de água formando palavras líquidas, como pode ser visto no vídeo.
Aplicando o Bit.fall diretamente na arquitetura, Julius Popp criou uma estrutura com paredes de água controladas digitalmente funcionando como cafeteria no interior. O projeto foi planejado para ser construído na Expo Zaragoza 2008, que reflete sobre o uso da água e apresenta propostas para a preservação desses recursos. A maquete virtual pode ser vista nesse link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=mtMzbeMA58I
Um comentário:
Ow!!!
Ótimo sua tipografia!
Postar um comentário